sábado, 19 de julho de 2008

- Agonia e Êxtase.


Ontem eu terminei de ler o livro 'Agonia e Êxtase' de Irving Stone. A história é longa, 753 páginas de muita viagem. Rss

Resolvi ler o livro pois além de ser um romance sobre Michelangelo, o primordial é levá-lo ao conhecimento para torná-lo fecundo ao nível da interpretação crítica. Não absorvi coisas a nível de poder criticar alguns fatos no livro, pelo contrário, gostei muito. Apesar de longa, a história é bem objetiva, específica e detalhada.

Enfim. O livro conta que depois de realizar vários trabalhos para o Papa Júlio II, Michelangelo Buonarroti é por ele chamado ao Vaticano, no início de 1508, para pintar o teto da Capela Sistina. A idéia do Papa é a de que o artista pinte as figuras dos doze apóstolos, complementadas com alguns elementos decorativos. Não se achando familiarizado com as técnicas do afresco, já que se considera, antes de tudo, um escultor, Michelangelo tenta inutilmente fugir da encomenda, inclusive alegando ter recebido uma proposta irrecusável, do sultão da Turquia, para construir uma grande ponte.
Júlio II, manipulado por seu arquiteto, Donato Bramante, que por inveja deseja ver arruinada a carreira do artista, insiste em sua proposta que termina sendo por ele aceita. Os trabalhos começam em maio daquele ano, quando Michelangelo recusa o andaime construído para a obra por Bramante. Com a ajuda de seus melhores auxiliares trazidos de Florença, ele constrói outro que, ao contrário do de Bramante, não perfura o teto ou as paredes da Capela.
Não satisfeito com os primeiros esboços, Michelangelo os destrói e desaparece de Roma, indo refletir em Carrara. Furioso, Júlio II ordena que ele seja caçado em toda a Itália. Enquanto isso, em Carrara, ao admirar as nuvens, ele vislumbra várias imagens como, por exemplo, as que representam a criação do homem. Seguro do que quer para o teto da Capela, ele vai ao encontro de Júlio II, em plena frente de batalha, onde expõe suas idéias.
O trabalho avança lentamente. Durante mais de um ano, o Papa não lhe paga um único ducado. Impaciente com a demora da obra, Júlio II constantemente vem perturbar a concentração do artista, gerando discussões entre eles.
Certo dia, Michelangelo passa mal e cai de uma razoável altura. Sua grande amiga, a Condessa de Médici chega para cuidar dele, que passa uma semana sem comer nem dormir. Enquanto isso, depois de conhecer uma grande obra de Raphael, Júlio II procura Michelangelo para lhe dizer que ele está livre para voltar para Florença, já que tomou as providências para que os trabalhos da Capela Sistina sejam entregues a Raphael. Mesmo sem condições físicas, Michelangelo reassume os trabalhos.
Os francesas invadem a Lombardia, enquanto os alemães estão a um passo de Brenner. Ferrara e Bolonha se unem contra Júlio II. Milão é sitiada. Diante dessa situação, o Papa se vê obrigado a partir para a luta contra seus inimigos, muito embora não conte com um exército adequado. Derrotado, volta à Roma, onde aguarda a chegada dos conquistadores. A sorte muda de lado, no entanto, quando espanhóis, suíços e até o rei Henrique da Inglaterra decidem apoiar o Pontífice.
Quando finalmente a pintura do teto da Capela Sistina é concluída, é celebrada uma missa solene. A seguir, Júlio II procura Michelangelo, a quem pede que comece a pensar na pintura da parede que fica por trás do altar, onde ele deve representar uma cena do Juízo Final.
Pesquisadores de Campinas acreditam ter desvendado um código secreto que permite aprofundar a visão que se tinha até agora da obra de um dos maiores mestres da arte renascentista. Michelangelo teria escondido entre as figuras do teto da Capela Sistina um estudo detalhado da anatomia humana. A ousadia pode ter deixado no coração da Igreja católica um registro da comunhão entre a Arte Sacra e o conhecimento científico :)
Que babado, heim, Michelangelo?
Vejam no link o vídeo, tudo muito perfeito :o




' Teto da Capela Sistina (Afresco). - foto ;)


Espero que minha explicação esteja clara e tenha chegado ao nível de todos. rss


Gde. Abraço :*)

3 comentários:

Anônimo disse...

parabéns! adorei o texto. incrivel. o video é beeem legal. amei! está de parabéns. mais uma vez arrasou.

Drê disse...

Ui...
Corajosa você hein?
Eu amo ler livros mas um de 753 páginas....?
O tempo que eu gastaria lendo esse livro eu leria aproximadamente 7 livros de José Maviael Monteiro, ou uns 5 de Algusto Cury.
Já li levros enormes, mas não tenho essa coragem mais.
heheeh
meus parabéns pela coragem.
Beijos

Drê disse...

Ui...
Olha o que o amor pela Arte não faz
heheheh
Beijos