quarta-feira, 23 de julho de 2008

- Leonardo da Vinci ♥



E hoje vou falar algumas coisas que aprendi sobre Leonardo da Vinci. Com minhas palavras medíocres, mas espero que dê pro gasto (rss).
Leonardo di ser Piero da Vinci. Ele era tudo (:
Pintor, Matemático, escultor, arquiteto, físico, escritor, poeta, engenheiro, botânico e deu até uma de músico no Renascimento Italiano (rss). Um dos maiores gênios da história da humanidade.
Mas enfim. Da Vinci além de ser canhoto (naquela época as pessoas canhotas eram consideradas como enviadas do Diabo) e continuar em insistir a escrever com a mão esquerda (o que foi a causa de alguns dissabores), ele escrevia também da direita para a esquerda, sendo apenas possível a leitura dos seus textos em frente a um espelho.

Dizem que da Vinci é reportado como um homem bonito, forte e com uma excelente voz para cantar. Era vegetariano e seguia à risca uma dieta saudável. Como protetor de animais que foi, dava-se ao luxo de comprar animais em feiras para ter o prazer de os soltar em liberdade.

Entre algumas curiosidades que Leonardo possui, sabemos que o sorriso da Monalisa (um dos quadros mais famosos da Arte, quiçá, o mais famoso do mundo) já despoletou várias teorias. Freud, por seu lado, interpretava a figura enigmática de Monalisa como uma simbiose entre o sorriso da sua mãe adotiva e o olhar triste de sua mãe natural. Outros dizem que o sorriso irônico deve-se ao fato de Gioconda ( Monalisa também é conhecida como La Gioconda) estar secretamente grávida. Eu, supostamente, aceito melhor a teoria de que Monalisa não é mais do que um auto-retrato do artista. Alguns testes com raios-x comprovam isso ;)

Outra história interessante é de que para pintar "A Última Ceia", Leonardo da Vinci teve necessidade de encontrar 13 homens que pudessem servir de modelos, cada qual com uma cara que exprimisse a visão de da Vinci sobre a figura que iria representar. Pra lá do caráter fastidioso desta tarefa, diz-se que, com 25 anos de intervalo, o mesmo homem posou para as figuras de Jesus e Judas.
Bom, espero que tenham gostado e vou procurar aprender mais coisas sobre essa multiplicidade de talentos (que inacreditávelmente existiu como nós) para que eu possa escrever aqui ;)

Gde. Abço :*) Por: Tamyris Soares



2 comentários:

Anônimo disse...

vc parece ser muito inteligente. parabéns mesmo!! ADOREI ESSAS POSTAGENS

Anônimo disse...

Cara ameiiii!!!Tu vais longe guria